Nova Didacta Nova Didacta
Nova Didacta • Produtos

Produtos Ensino TecnológicoTermodinâmica

Inserir no projetoTD1000Sistema de Treinamento em Lei de Boyle

O sistema inclui um painel com dois cilindros contendo óleo (fornecido). Os alunos utilizam bombas manuais (fornecidas) para aumentar ou diminuir a pressão no cilindro do lado esquerdo (reservatório) que movimenta um êmbolo no cilindro do lado direito (cilindro de teste). Este êmbolo comprime ou expande uma coluna de ar aprisionado no cilindro de teste.

O equipamento utiliza ar limpo seco que se comporta como um gás ideal em toda a faixa de pressão utilizada pelo equipamento. Um indicador digital mede a variação da altura da coluna do ar aprisionado, que quando multiplicada pela área de seção transversal fornece a variação do volume. Um medidor de pressão mecânico mede a pressão do ar aprisionado.

Um termopar mede a temperatura do ar aprisionado e é mostrado em um display digital, o que possibilita aos alunos manterem a temperatura constante durante os ensaios. Os alunos, ao manterem a temperatura constante, registram a variação de volume com a pressão aplicada, então a partir dos resultados é possível provar a Lei de Boyle.

O experimento pode ser realizado com ou sem computador. Entretanto, para testes mais rápidos o sistema permite a conexão ao sistema de aquisição de dados opcional (VDAS).

Nota: Para a conexão do VDAS, você necessita do opcional Kit de conectividade (TD1000CK).

Estudos tecnológicos propostos:

• Demonstração da variação de temperatura durante a compressão e expansão; e,

• Provar a Lei de Boyle pelo experimento.

 Especificações técnicas:

• Faixa de temperatura de operação: +5°C até 40°C; e,

• Dimensões: 750 mm x 750 mm x 520 mm.