Nova Didacta Nova Didacta
Nova Didacta • Produtos

Produtos Ensino TecnológicoTermodinâmica

Inserir no projetoTD1001Sistema de Treinamento em Lei de Gay-Lussac

O sistema inclui um recipiente com volume de ar fixo cercado por um aquecedor isolado, controlado por um controlador de temperatura eletrônico. Uma válvula na parte inferior do vaso permite aos alunos normalizarem o ar no recipiente para as condições ambientes.

O equipamento utiliza ar limpo seco que se comporta como um gás ideal em toda a faixa de pressão utilizada pelo equipamento. Um termopar mede a temperatura na superfície do aquecedor para o controlador. Dois termopares medem a temperatura do ar no recipiente e um transdutor de pressão mede a pressão do ar aquecido no recipiente. Os valores de temperatura e pressão absoluta são mostrados em um display digital.

Os alunos definem o intervalo de temperatura no controlador durante o experimento e registram a variação de pressão em função da temperatura, e a partir dos resultados provam a Lei de Gay-Lussac.

O experimento pode ser conduzido no sentido inverso. Os alunos aquecem o recipiente, abrem a válvula para normalizar o ar e em seguida fecham a válvula. Como o recipiente resfria naturalmente pode-se registrar a queda de pressão em função da temperatura.

O experimento pode ser realizado com ou sem computador. Entretanto para resultados mais rápidos o sistema permite a conexão ao sistema de aquisição de dados opcional (VDAS).

 

Estudos tecnológicos propostos:

 

• Demonstração da variação de pressão com o volume fixo do gás durante o aquecimento;

• Provar a Lei de Gay-Lussac pelo experimento; e,

• Princípio de termômetro a pressão de vapor.

 

Especificação técnicas:


 • Faixa de temperatura de operação: +15°C até 40°C; e,

• Dimensões: 630 mm x 520 mm x 600 mm.