Nova Didacta Nova Didacta
Nova Didacta • Produtos

Produtos Ensino TecnológicoAutomação e Controle

Inserir no projetoFactory I/OFactory I/O

TREINAMENTO EM AUTOMAÇÃO

Software de simulação 3D de aplicações industriais desenvolvido para o ensino e desenvolvimento da programação do controle destas plantas através de tecnologias externas como SoftPLC, CLP de todas as marcas, microcontroladores, entre outras. Altamente flexível, caracteriza-se pelas mais de 20 aplicações pré-configuradas, mais de 80 componentes industriais para construir suas próprias aplicações ou ampliar as pré-configuradas, variáveis (entradas e saídas) analógicas e digitais, e integração fácil plug-and-play com CLP Siemens e Allen-Bradley através da porta Ethernet ou através de placas de interface para outras marcas de CLP e outros dispositivos externos.

 

CRIE SEUS PRÓPRIOS SISTEMAS

Escolha entre mais de 60 componentes da biblioteca como atuadores, sensores, estações, transportadores, etc. e crie o seu próprio sistema industrial ou utilize um dos sistemas pré-construídos, que podem ser editados ou usados como referência.

VARIÁVEIS DISCRETAS E ANALÓGICAS

As variáveis que podem ser controladas são discretas e analógicas, permitindo controle de malha aberta e fechada.

MODO DE INSTRUTOR - INSERÇÃO DE FALHAS

É possível inserir falhas nos sensores e atuadores dos sistemas e bloquear diversas opções com uma senha, permitindo que os alunos busquem diferentes soluções.

 

CONEXÃO COM TECNOLOGIAS EXTERNAS

Através do CONNECT I/O*, que é um softPLC, é possível controlar o FACTORY I/O através de tecnologias externas, como CLPs, microcontroladores, placas de aquisição de dados (DAQ), entre diversas outras.

O FACTORY I/O é o primeiro simulador flexível do mundo que possui uma incrível série de características e abrange vários campos do Treinamento em Automação. Um professor pode construir um sistema específi co para uma classe ou os alunos podem construir seus próprios sistemas como solução para um problema. Este software é uma valiosa ferramenta para treinamento tanto em escolas técnicas como em universidades.

PRÁTICAS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Metodologia composta por 60 tarefas e soluções para programas de controle lógico. O processo de aprendizagem segue as normas IEC 60848, 2ª Edição (GRAFCET) e IEC 61131-3 (Arquiteturas de software de CLPs).

*O CONNECT I/O é um softPLC capaz de comunicar-se com tecnologias externas. (ver página 18).

 

Connect I/O

CONECTE TECNOLOGIAS

O CONNECT I/O é um SoftPLC capaz de se comunicar com diferentes tipos de tecnologias. Ele permite a criação e controle de fluxos de dados entre pontos de E/S. Este aplicativo pode ser conectado tanto a software quanto a hardware e trabalhará como uma ponte entre eles.

*O ENGINE I/O permite a troca de dados com aplicações externas. Através dele o CONNECT I/O se comunica com o FACTORY I/O e o HOME I/O.

SIMPLES E INTUITIVO

O CONNECT I/O é um ambiente visual de programação que trabalha com nós gráficos, permitindo criar fluxos de dados e programas.

 

PLUGINS DE HARDWARE

Algumas interfaces de aquisição de dados já foram incluídas com pontos de E/S analógicos e digitais. Mais plugins serão adicionados no futuro.

SOFTPLC

Use a maioria dos blocos funcionais padrão IEC 61131-3 com o SoftPLC incluso no CONNECT I/O.

CRIE NÓS PERSONALIZADOS

O software tem um sistema de plug-in que permite que os usuários desenvolvam seus próprios nós. Isto possibilita criar desde nós lógicos até nós que permitem comunicação com tecnologias de terceiros.

 

SOFTWARE ACESSÍVEL E EXPANSÍVEL

A intenção da Real Games é desenvolver um ambiente aberto que possa ser acessado e expandido por qualquer pessoa. O ENGINE I/O, que permite a troca de dados do CONNECT I/O com aplicações externas, foi desenvolvido sobre .NET Framework 2.0 e permite a comunicação entre a simulação e tecnologias externas tais como software (MATLAB, LabVIEW,...) ou hardware (Arduino, PICAXE, etc.).

 

O CONNECT I/O é uma excelente ferramenta para o ensino e treinamento nas áreas de Automação, Engenharia de Sistemas e TI.

REQUISITOS DO SISTEMA

• Windows Vista ou superior

• Intel Core 2 Duo de 2Ghz, AMD Athlon 64 x2 2Ghz ou superior

• 1Gb de RAM

• 10Mb de espaço em disco

• NET Framework 4.5

Palavras-Chave: Sistemas de Treinamento | Sistemas Didáticos | Sistemas Educacionais | Kits Didáticos | Laboratório de Ensino | Kits Educacionais | Conjunto de Treinamento | Conjuntos Didáticos | Sistemas de Ensino | Equipamentos Didáticos | Equipamentos de Ensino | Laboratório Didático