Nova Didacta Nova Didacta
Nova Didacta • Produtos

Produtos Ensino TecnológicoAutomação e Controle

Inserir no projetoHome I/OHome I/O

Home I/O

O HOME I/O é um software educativo que simula uma casa inteligente, e como em um jogo virtual, permite que os alunos desenvolvam suas habilidades em automação residencial, transferência de calor, eficiência energética, controle e muito mais. É possível realizar exercícios simples, como controlar qualquer um dos 174 dispositivos da casa (portão automático da garagem, termostato, aquecedor, etc.), bem como tarefas mais complexas, como elaborar uma rede para habilitar o controle centralizado da casa.

 

 TRANSFERÊNCIA DE CALOR

Visualize a simulação de transferência de calor em tempo real na casa, alterando variáveis como temperatura do ar, vento, nebulosidade e umidade. O mini-mapa, que permite esta visualização, inclui os fenômenos de radiação, convecção e condução. Os fl uxos entre as massas de ar localizados em diferentes temperaturas também são simuladas, por exemplo, quando janelas e portas estão abertas.

 

CONSUMO DE ENERGIA

Alterando os parámetros da casa, é possível observar e analisar o consumo de energia ou custo por hora, dia, semana e mês.

174 DISPOSITIVOS CONTROLÁVEIS E MAIS DE 400 PONTOS DE E/S

Há 174 dispositivos e mais de 400 pontos de E/S envolvendo iluminação, motores, aquecimento, segurança contra intrusões e segurança doméstica. Tudo isto pode ser controlado através de um dos três modos disponíveis: External, Console ou Wired.

EXTERNAL: Utilize o Software SoftPLC - CONNECT I/O* para controlar o HOME I/O através de tecnologias externas como CLPs, microcontroladores, placas de aquisição de dados (DAQ), entre diversas outras.

CONSOLE: Crie cenários específi cos no Console existente no HOME I/O, programando-o para controlar a casa em diferentes situações, como Férias, Segurança e Monitoramento ou Gestão de Energia.

WIRED: Com este modo ativo, a casa não está automatizada. Esta é uma instalação elétrica padrão, onde todos os dispositivos podem ser controlados manualmente.

CONEXÃO COM TECNOLOGIAS EXTERNAS

Através do CONNECT I/O*, que é um softPLC, é possível controlar o HOME I/O através de tecnologias externas, como CLPs, microcontroladores, placas de aquisição de dados (DAQ), entre diversas outras.

 

UMA EXPERIÊNCIA EM TEMPO REAL

O software permite escolher data, local, condições climáticas entre outras variáveis, e analisar como tudo reage na casa em tempo real ou acelerado. Com o avanço rápido de tempo, é possível simular o passar de um dia em apenas 16 segundos. Além disso, é possível observar fenômenos astronômicos, tais como ciclos de dia e noite, equinócios e outros.

*O CONNECT I/O é um softPLC capaz de comunicar-se com tecnologias externas. (ver página 18).

 

Connect I/O

CONECTE TECNOLOGIAS

O CONNECT I/O é um SoftPLC capaz de se comunicar com diferentes tipos de tecnologias. Ele permite a criação e controle de fluxos de dados entre pontos de E/S. Este aplicativo pode ser conectado tanto a software quanto a hardware e trabalhará como uma ponte entre eles.

*O ENGINE I/O permite a troca de dados com aplicações externas. Através dele o CONNECT I/O se comunica com o FACTORY I/O e o HOME I/O.

SIMPLES E INTUITIVO

O CONNECT I/O é um ambiente visual de programação que trabalha com nós gráficos, permitindo criar fl uxos de dados e programas.

 

 

PLUGINS DE HARDWARE

Algumas interfaces de aquisição de dados já foram incluídas com pontos de E/S analógicos e digitais. Mais plugins serão adicionados no futuro.

SOFTPLC

Use a maioria dos blocos funcionais padrão IEC 61131-3 com o SoftPLC incluso no CONNECT I/O.

CRIE NÓS PERSONALIZADOS

O software tem um sistema de plug-in que permite que os usuários desenvolvam seus próprios nós. Isto possibilita criar desde nós lógicos até nós que permitem comunicação com tecnologias de terceiros.

 

 

SOFTWARE ACESSÍVEL E EXPANSÍVEL

A intenção da Real Games é desenvolver um ambiente aberto que possa ser acessado e expandido por qualquer pessoa. O ENGINE I/O, que permite a troca de dados do CONNECT I/O com aplicações externas, foi desenvolvido sobre .NET Framework 2.0 e permite a comunicação entre a simulação e tecnologias externas tais como software (MATLAB, LabVIEW,...) ou hardware (Arduino, PICAXE, etc.).

 

O CONNECT I/O é uma excelente ferramenta para o ensino e treinamento nas áreas de Automação, Engenharia de Sistemas e TI.

 

REQUISITOS DO SISTEMA

• Windows Vista ou superior

• Intel Core 2 Duo de 2Ghz, AMD Athlon 64 x2 2Ghz ou superior

• 1Gb de RAM

• 10Mb de espaço em disco

• NET Framework 4.5