Nova Didacta Nova Didacta
Nova Didacta • Produtos

Produtos Ensino CientíficoAcústica, Oscilações e Ondas Mecânicas

Inserir no projetoP2350101Lei de Stefan-Boltzmann da radiação com amplificador

Princípio

De acordo com a lei de Stefan-Boltzmann, a energia emitida por um corpo preto por unidade de área e unidade de tempo é proporcional ao poder "quatro" da temperatura absoluta do corpo. A lei de Stefan-Boltzmann também é válida para um corpo chamado "cinza" cuja superfície mostra um coeficiente de absorção independente de comprimento de onda inferior a um. No experimento, o corpo "cinza" é representado pelo filamento de uma lâmpada incandescente cuja emissão de energia é investigada em função da temperatura.

 

Tarefas

Medir a resistência do filamento da lâmpada incandescente à temperatura ambiente e verificar a resistência do filamento R0 a zero graus centígrados.

Medir a densidade do fluxo de energia da lâmpada em diferentes tensões de aquecimento. As correntes de aquecimento correspondentes são lidas para cada tensão de aquecimento e calculada a correspondente resistência ao filamento. Antecipando uma dependência de temperatura da segunda ordem da resistência ao filamento, a temperatura pode ser calculada a partir das resistências medidas.

O que você pode aprender sobre

Radiação de corpo negro

Termoelétrico

Dependência de temperatura das resistências