Nova Didacta Nova Didacta
Nova Didacta • Produtos

Produtos ATAS de Registro de PreçosTodos Produtos

Inserir no projetoTD1002 + TD1002A + TD1002B + TD1002C + TD1002D + VDAS-FTermodinâmica - Sistema de Treinamento em Transferência de Calor

A Unidade básica (TD1002) provê água fria e energia térmica aos experimentos opcionais e, também, todos os instrumentos necessários às medições de desempenho. O sistema de água da unidade básica é conectado a uma alimentação de água fria adequada e a um dreno. Inclui uma válvula manual para auxiliar no controle da vazão de água e um tubo de retorno simples, ambos codificados por cores.

A unidade básica provê uma corrente elétrica variável e mensurada para o aquecedor em cada experimento.

Cada experimento opcional é realizado sobre uma placa base que possui um diagrama esquemático indicando as conexões e as posições dos pontos de medição. A placa base é fixada à unidade básica por meio de parafusos (os alunos não necessitam quaisquer ferramentas).

Nota: Você necessita de pelo menos um dos experimentos opcionais. Não é possível realizar experimentos somente com a unidade básica.

Estudos tecnológicos propostos (com os experimentos opcionais):

• Demonstração e cálculos de condução de calor linear;

• Demonstração e cálculos de condução de calor radial;

• Demonstração e cálculos de transferência de calor em superfície (condução,

convecção e radiação);

• Cálculo da condutividade térmica (valor de k);

• Demonstração da efetividade da pasta térmica;

• Demonstração e cálculos de resistências térmicas em série (valor de R); e,

• Demonstração da ‘inércia térmica’.

Sistema de Treinamento em Transferência de Calor - O sistema é composto por toda a unidade básica capaz de prover água fria e energia térmica aos experimentos para execução de experimentos como: demonstração e cálculos de condução de calor linear; demonstração e cálculos de condução de calor radial; demonstração e cálculos de transferência de calor em superfície (condução, convecção e radiação); cálculo da condutividade térmica (valor de k); demonstração da efetividade da pasta térmica; demonstração e cálculos de resistências térmicas em série (valor de R); demonstração da ‘inércia térmica’. O sistema possui; uma unidade para execução de experimento de Condução de Calor Linear, formado por uma barra metálica de bronze de seção transversal circular construída em duas seções e uma seção intermediária intercambiável; uma unidade para execução de experimento de Condução de Calor Radial, constituído de um disco de bronze sólido com um aquecedor elétrico (fonte de calor) em seu centro e um tubo de resfriamento de seção transversal circular (dissipador de calor) ao redor de sua circunferência; uma unidade para execução de experimento de Transferência de Calor em Superfície Estendida; uma unidade para execução de esperimento de Condutividade de Líquidos e Gases.


Datasheet TD1002


Entre em Contato